Neste artigo eu apresento uma ideia de fantástica para quem deseja ter uma planta bonita na frente, nas laterais ou no quintal da casa.
Trata-se de uma planta muito peculiar no Brasil, principalmente, na região do litoral nordestino. A planta é coqueiro.
Foto: Pé de Coqueiro no Assent. Picadas no município de Ipanguaçu RN.
Veja na imagem acima a beleza e o charme tomam de conta desse pedaço de chão, no sertão nordestino.
Esse pé de coqueiro é típico do Brasil. Os galhos dessa planta num quintal de uma casa, produz na moradia, uma sensação de paz e aconchego.
Os pés de côco podem ser plantados nos mais variados tipos de solo. Porém já um detalhe a ser considerado, é a questão do cuidado com essa planta tropical.
Segundo estatísticas oficiais de empresas ligadas diretamente ao assunto, um pé de coqueiro precisa de entre 100 e 250 litros de água todos os dias para manter-se verde, saudável e produzindo bem.
Então nesse a quantidade exata do número de água para cada coqueiro vai depender da qualidade do solo. Uma terra mais seca e solta, como no exemplo da foto, exige mais cuidado e, portanto, maior quantidade do líquido precioso.
Para quem precisa plantar alguns pés de coqueiro na quintal da casa, o ideal é recorrer a o seguinte método: plantar coqueiro anão.
Este não cresce muito evidentemente, produz bastante coco e sobretudo, pela sua pequena estatura, favorece o plantio em pequenos espaços como é o caso de um quintal.
O coqueiro é útil numa casa, quer dizer, no quintal por várias razões e uma delas é a utilização dos galhos que são frondoso para fins de barracas em praias e sítios durante dia de passeio.
As raízes de um coqueiro não atrapalha a estrutura física da casa, diferentemente do pé de ninho que, por sua vez, as raízes ataca as paredes das moradias, provocando rachaduras mas paredes.
Numa casa "normal", isto é, com tamanho que habita até 5 pessas, o ideal é plantar dois pés de côco na frente da casa e mais dois ou três no fundo da casa.
Um pé de coqueiro num quintal de casa é tão proveitoso que não suja porque as folhas não caem como acontece comumente com os cajueiros.
Os cultivadores de côco, já diziam os antigos, são pessoas calmas e sensatas. Porque quem cuida de coqueiros relaxa a mente e vive mais leve com menos stress. Ao beber a água dos côcos a mente entende que o ambiente está bom e calmo.
Além do mais, uma casa com alguns pés de côco no quintal ou na área, deixa a casa mais atraente quando o assunto é férias, receber visitas, amigos e familiares.
Na hora de escolher uma casa para visitar, passar uma tarde ou até mesmo comprar, é mais fácil escolher a que possui plantas como coqueiro nos fundos ou quintais.
Embora seja tão bonito uma casa com jardim verde, muitas pessoas não tem disponibilidade ou desejo de cuidar de uma planta sequer. Alguns acreditam que é serviço de agrônomo ou agricultor profissional, o que não é verdade. Basta o interesse e a natureza vai coperando.

